RPO e RTO – Entenda estes dois conceitos

RPO (Recovery Point Objective) e RTO (Recovery Time Objective) são dois conceitos essenciais para o planeamento da continuidade de negócios. Ambos são indicadores críticos que ajudam as organizações a definirem metas e estratégias para garantir a resiliência dos seus sistemas e a segurança dos dados.

 

RPO (Recovery Point Objective):

O RPO refere-se ao ponto no tempo até o qual uma organização está disposta a aceitar a perda de dados em caso de interrupção ou desastre.

Em termos simples, o RPO define a frequência com que os dados são replicados ou backup é realizado. Por exemplo, se o RPO for definido como uma hora, isso significa que, em caso de falha, a organização aceita perder no máximo uma hora de dados. A escolha do RPO depende da natureza das operações da organização, tolerância a perda de dados e a quantidade de dados que podem ser perdidos sem causar impactos significativos.

 

RTO (Recovery Time Objective):

O RTO é o período máximo que uma organização está disposta a tolerar para a recuperação de serviços ou sistemas após uma interrupção.

Em outras palavras, o RTO define o tempo que leva para restaurar os sistemas e os serviços para um estado operacional funcional após a ocorrência de um evento adverso.

Uma análise criteriosa do RTO é crucial para determinar a infraestrutura de backups para recuperação e definir estratégias de continuidade de negócios. Se o RTO for curto, pode ser necessário investir em soluções de alta disponibilidade, redundância para garantir rápida recuperação.

 

Ambos os conceitos são fundamentais para o desenvolvimento de um plano de recuperação de desastres eficaz.

Sabemos que as organizações precisam equilibrar os custos associados à implementação de medidas de recuperação com a importância crítica nos seus sistemas e segurança da sua informação. Por isso podemos estudar consigo quais os dados mais críticos que precisem de RPOs e RTOs mais baixos, salvaguardando que as operações menos críticas possam ter requisitos menos rigorosos e por isso com custos mais moderados.

 

Contacte-nos e veja como as nossas soluções de Backup e Disaster-Recovery podem proteger o seu negócio.

Facebook
Twitter
LinkedIn