Fim de vida CentOS7 e CloudLinux 7

Em 30 de Junho de 2024 chegaram ao fim de vida (EOL – End of Life) os sistemas operativos CentOS 7 e CloudLinux 7. Todos os servidores que corram estas versões estão, potencialmente, em risco, uma vez que não recebem novas atualizações.

Ao mesmo tempo, diversos paineis de controlo como cPanel já não recebem updates desde a versão 110 por falta de atualização no sistema operativo. A falta de updates dos paineis de controlo não permite aceder a novas funcionalidades, o que diminui a experiência global de utilização.

A atualização de sistema operativo pode ser efetuada das seguintes formas:

  • Ferramentas como o AlmaLinux Elevate que permite efetuar um major update da versão;
  • Instalação de um servidor com uma nova versão de sistema operativo.

A primeira opção tem a vantagem de evitar uma migração total de dados e eventual necessidade de alterar endereços IP. Tem no entanto um risco mais elevado, uma vez que, para além da quebra necessária, ao obrigar a converter totalmente um servidor produtivo existe sempre a possibilidade de o processo não correr dentro do esperado, e a quebra ser mais alargada.

Na segunda opção é implementado um novo servidor e efetuada a respetiva migração de dados. Embora tenha a complexidade e incomodo de uma migração de dados, é um processo sem quebra e com menos risco uma vez que durante o processo os servidores estão em funcionamento.

Em ambos os casos deve ser acautelada uma correcta e eficaz  política de backups, que possa ser usada em caso de necessidade.

Os processos de upgrade e/ou migração são a melhor altura para rever a infraestrutura implementada, efetuar ajustes na capacidade e aumentar a performance global.

Podemos ajudar! Na CLML temos elevada experiência na renovação de infraestrutura e migração de conteúdos. Podemos apoiar no dimensionamento e desenho da nova solução, implementação e migração dos dados, sempre de forma próxima e acompanhada.

Contacte-nos hoje mesmo para efetuarmos uma análise gratuita da sua infra-estrutura e de que forma pode ser melhorada.

Facebook
Twitter
LinkedIn