
O Custo do Tempo de Inatividade: Uma Gestão pouco eficaz da infraestrutrua Afeta a Produtividade e os Lucros das Empresas
A exposição de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou target de clientes, é tendencialmente à escala global e que cada vez mais há um compromisso com o cliente no sentido de lhe oferecer uma eficaz e contínua disponibilidade online para comunicar, trabalhar, aceder, comprar….
Uma gestão trapalhona, reativa ou mesmo tardia da infraestrutura web das empresas leva a interrupções frequentes, paragens, potenciais perdas de dados e mesmo falhas de segurança o que inevitavelmente resulta em perda de produtividade e lucros podendo ditar, até, o fim de um negócio. No entanto não precisamos sequer ir a situações tão catastróficas para perceber impacto positivo de uma infraestrutura bem gerida na produtividade de uma empresa. Utilizando algumas estatísticas oficiais, destacamos a importância de contar com especialistas na gestão de servidores.
Impacto Financeiro do Tempo de Inatividade
De acordo com um relatório da Gartner, o custo médio de uma hora de inatividade pode variar entre $300.000 e $540.000 para grandes empresas. Esse custo inclui perda de receitas, produtividade reduzida, e danos à reputação.
Perda de Produtividade
Quando os serviços estão inoperacionais os funcionários não conseguem aceder às suas ferramentas de trabalho.
Ora, de acordo com a IDC, as empresas podem perder até 20% da produtividade anual devido a este tempo de inatividade não planeado. Portanto numa típica semana de trabalho uma empresa pode perder um dia inteiro de trabalho!
Importância da Manutenção Preventiva
Empresas que implementam estratégias robustas de prevenção a falhas reduzem a frequência de interrupções em até 50% (Ponemon Institute).

Retorno sobre o Investimento (ROI) em Gestão de Servidores
Investir em especialistas na gestão de servidores não só minimiza os riscos de tempo de inatividade, mas também oferece um retorno significativo sobre o investimento. A Forrester Research estima que as empresas que investem em soluções avançadas de gestão de TI podem obter um ROI de até 324% em três anos.