Backups, A estratégia 3-2–1 – Porque são necessárias pelo menos duas camadas de backup?
Uma abordagem estruturada como a regra 3-2-1 continua a ser uma das melhores práticas na proteção de dados empresariais:
- Manter pelo menos três cópias dos dados: A original e duas cópias de segurança para garantir redundância.
- Utilizar dois tipos de armazenamento diferentes: Uma cópia pode ser mantida em equipamentos próprios para backups se possível em ambiente de Datacenter, enquanto outra fica armazenada num ambiente de cloud seguro.
- Essencial manter, pelo menos, uma cópia off-site: Para garantir proteção contra incidentes como incêndios, inundações ou ataques direcionados à infraestrutura interna da empresa.
Esta abordagem, com soluções que permitem instant recovery e backups incrementais, otimizando a utilização de espaço e garantindo um tempo de recuperação reduzido em caso de necessidade, garante que, independentemente do tipo de falha, os dados poderão ser recuperados de forma eficiente.
Definir a Política de Backups Adequada ao Seu Negócio
Cada empresa tem necessidades específicas no que toca a cópias de segurança. É fundamental definir uma política de backups alinhada com o volume de dados, a criticidade das informações e os requisitos legais do setor. A CLML, pode ajudar a sua empresa a:
- Identificar quais os dados essenciais a proteger.
- Definir a periodicidade dos backups conforme a sua necessidade operacional.
- Escolher as soluções tecnológicas mais adequadas.
- Produzir documentos de suporte, como a Política de Cópia de Segurança.
Monitorização e Testes Regulares de Reposição
Ter um backup não basta. Para garantir que os dados estão realmente seguros, é essencial realizar testes regulares de reposição. Muitos negócios descobrem tarde demais que os seus backups estavam corrompidos ou incompletos. A CLML, pode ajudar na:
- Monitorização contínua dos backups.
- Realização de testes práticos de reposição.
- Identificação de falhas e correção de erros antes que se tornem problemas reais.
Recuperação de Desastres (DR) e Continuidade do Negócio (BCP)
Para além de backups, as empresas devem ter um plano de Recuperação de Desastres (DR) e um Plano de Continuidade do Negócio (BCP). Estes planos garantem que, em caso de incidentes graves, a empresa consiga retomar rapidamente as suas operações. Podemos apoiar a sua empresa na elaboração destes documentos e na implementação de processos adequados.
Proteção das Workstations e Auditoria a Backups Existentes
As workstations dos colaboradores contêm frequentemente dados valiosos que também necessitam de proteção. É essencial que as cópias de segurança não se limitem apenas aos servidores, mas incluam também os dispositivos individuais.
Para empresas que já possuem sistemas de backup contratados, a CLML, oferece serviços de auditoria, incluindo testes de reposição para verificar se os backups existentes realmente funcionam conforme esperado.
Como podemos ajudar?
A CLML está preparada para apoiar a sua empresa em todas as fases da segurança dos dados, incluindo:
- Implementação e monitorização de sistemas de backup.
- Auditoria e testes de reposição de backups já existentes.
- Definição da estratégia de backup mais adequada ao seu negócio.
- Criação de documentos de suporte, como a Política de Cópia de Segurança e o Plano de Continuidade do Negócio.
Não espere que um incidente aconteça para testar a segurança dos seus dados. Fale connosco e descubra como podemos ajudar a proteger o seu negócio!