Backups & DR
Bem sabemos que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe, mas podemos e devemos controlar o que conseguimos, garantindo que o mal acaba o mais depressa possível.
Imprevistos como falhas nos sistemas, erros humanos, roubos, vulnerabilidades ou desastres como incêndios ou inundações podem acontecer. Por isso, é essencial estarmos preparados para minimizar os danos e recuperar rapidamente.
Uma política de backups corretamente implementada , que seja regularmente testada, permitir-lhe-á agir com rapidez em caso de necessidade e salvaguardar o seu negócio.
Porque deve fazer backups?
Que possa ser vítima de cyberataques como ransomware ou malware se não houver um backup seguro que lhe permita restaurar os sistemas poderá ter que pagar resgates?
O acesso a histórico?
Ter algum tipo de dados devidamente arquivados que lhe permita aceder a informações antigas que podem ser úteis para análises, auditorias ou até para a sua defesa em casos judiciais?
Ter acesso a versões anteriores de documentos ou informações, por exemplo em casos de alterações erradas em documentos ou eliminação de informações.
Conseguir provar de forma fácil e simples a conformidade legal e regulamentar?
Cumprir a lei que obriga à retenção de dados por períodos específicos, muitas vezes dependendo do tipo de negócio, por mais ou menos tempo, com acesso mais ou menos condicionado.
Agilizar uma migração ou uma transformação digital?
A continuidade do seu negócio?
Uma Recuperação rápida, após desastres naturais, falhas de energia ou cyberataques ataques cibernéticos. Sendo que é objectivamente claro que a redução do tempo de inatividade minimiza os prejuízos financeiros e protege a reputação do negócio.
Dormir mais descansado?
Podemos ajudar a implementar uma política de backups adequada ao seu negócio?
Sim, sempre:
Serviço de Managed Backup
Com o serviço de Managed Backup vamos trabalhar para que as suas cópias de segurança estejam não só em segurança, mas sempre prontas para ser devidamente executadas.
Garantimos uma Política de Backups que além de bem desenhada, bem implementada, e monitorizada é testada com regularidade.
Apenas testando podemos aferir sobre a consistência dos backups e sobre a eficiência do processo de reposição. Isso tornar-nos-á mais rápidos, altamente eficazes e treinados para agir rapidamente em caso de emergências.
Gestão completa dos seus backups inclui:
- Monitorização contínua das rotinas de backup.
- Análise de relatórios para garantir eficiência e segurança.
- Testes periódicos de reposição para verificação de integridade e eficácia;
- Resolução rápida de falhas nas rotinas, assegurando que os backups estão em dia e prontos quando necessário;
- Apoio à reposição de backups.
Com backups geridos profissionalmente, a sua informação estará sempre protegida e pronta para ser recuperada em qualquer cenário!
Disaster-Recovery
As soluções de recuperação em caso de desastre, não substituem os backups ou cópias de segurança convencionais, o seu objectivo é garantir a continuidade das operações em situações críticas, como falhas de hardware ou ataques.
Diferente dos backups normais, estas soluções permitem criar réplicas completas de servidores que podemos activar rapidamente em caso de falha grave, assumindo a réplica o papel do servidor original, ao entrar imediatamente em produção.
É uma minimização absoluta do tempo de inatividade e a segurança dos serviços voltarem ao normal sem interrupções prolongadas. Em casos extremos ou de larga escala poderá ter a vantagem de se tornar o único a continuar operações entre todos os seus concorrentes.
As soluções de DR devem ser pensadas como se fosse um contrato de um seguro específico para o seu negócio. Idealmente pagamos e não queremos jamais ter de recorrer a usá-las, mas em caso de necessidade…
Sendo uma mais-valia transversal para qualquer negócio, em alguns tipos específicos de negócio é mais que isso, é uma real necessidade
- Empresas Dependentes de Dados e Operações Digitais: Empresas de comércio eletrônico (e-commerce), plataformas de SaaS, empresas de TI que não podem ter interrupções em sistemas críticos ou qualquer negócio com elevada criticidade das plataformas que não pode ter tempos de indisponibilidade alargados;
- Áreas de negócio altamente reguladas: Setores como saúde, financeiro, seguros, e jurídico, onde a perda de dados pode gerar multas ou não conformidade com regulações (ex.: GDPR, ISO 27001). Ou que tenham em curso requisitos contratuais que obriguem à existência de réplica dos dados.
- Organizações com Infraestruturas Críticas: Utilities, telecomunicações e transporte, que dependem de sistemas 24/7 para suas operações ou empresas de média e entretenimento, com prazos apertados e alta demanda de servidores. Principalmente as que ainda não contem com soluções HA (Alta disponibilidade) ou onde implementação de ambientes HA (Alta disponibilidade) não seja viável.
- Empresas em Áreas de Alto Risco: Negócios localizados em regiões propensas a desastres naturais, como inundações ou terramotos, que podem interromper ou destruir infraestruturas físicas.
- PMEs Sem Recursos Internos de TI: Pequenas e médias empresas que não possuem equipas robustas de TI e dependem de terceiros para manutenção dos seus sistemas e dados. Especialmente quando haja complexidade e morosidade na reconfiguração das suas infraestruturas em caso de falha e/ou levada quantidade de dados a repor.
- Empresas que Trabalham com Dados Sensíveis ou Críticos: Organizações que manipulam dados confidenciais, como registos financeiros, contratos ou informações de clientes
A segurança dos seus dados é crítica mantenha-os seguros e disponíveis 24h por dia
precisa de descomplicar?