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Desafio:

Renovação tecnológica de um ambiente composto por elevada quantidade de máquinas virtuais, com implementação de solução de VPC – Cloud Privada Virtual que permitisse não só atualizar os sistemas, mas acomodar futura escalabilidade e flexibilidade.
Renovação tecnológica de um ambiente composto por elevada quantidade de máquinas virtuais, com implementação de solução de VPC – Cloud Privada Virtual que permitisse não só atualizar os sistemas, mas acomodar futura escalabilidade e flexibilidade.

 

Dificuldades sentidas:

A solução implementada era composta por servidores com software desatualizado (CentOS 6 e CentOS 7), hardware de várias gerações anteriores com memórias DDR3 e DDR4, e discos SSD de baixa performance.

A solução de backups estava também desatualizada não oferecendo a performance e granularidade pretendida.

O fornecedor anterior não conseguia desenhar uma solução de acordo com a realidade e necessidades do cliente.

Solução:

No caso concreto, para aliar a grande necessidade de recursos a uma elevada performance, a solução final foi um uma VPC – Cloud Privada Virtual dedicada ao cliente e completamente isolada.

 

Composta por diversos hosts físicos com memórias DDR5 ECC, arrays de discos NVMe e CPU com 16 Cores e 32 Threads é possível efetuar deployment de novos servidores em segundos.

A virtualização foi efetuada com recurso a KVM – Kernel Based Virtual Machine numa instalação dedicada com painel de controlo para deployment e gestão das várias virtual machine.

Implementada a infraestrutura, foram criados os diversos servidores, criando perfis e alocando funções (web, mail, base dados) às diversas máquinas.

Criação de snapshots de cada servidor, sendo armazenados em localizações remotas para maior segurança de dados e resposta a falhas.

Todos os servidores foram instalados e configurados, sendo geridos e monitorizados 24x7x365 pela equipa da CLML.

Foram também criados templates para rápida instalação de servidores com software e configurações previamente definidas.

Passo-a-passo:

O processo iniciou-se com uma análise técnica e financeira, composta por levantamento exaustivo de todos os servidores, recursos alocados, versões de software e políticas de backups implementadas.

Na posse de todos os dados, de acordo com as preferências  e expectativas do cliente, elaboramos uma solução que permitisse migrar todas as plataformas, aumentando a performance,  permitindo flexibilidade para aumentar recursos dos servidores, e deployment de novas máquinas.

Aprovada a solução pelo cliente, passamos à selecção do(s) Datacenter(s) que ofereciam que, entre outros fatores, garantissem:

  • Hardware de última geração e elevada performance;
  • Suporte 24x7x365 ao hardware e rede;
  • Diversas localizações geograficamente distintas;
  • Mínimo de 1Gbps por servidor dedicado, até 10Gbps casos pontuais;
  • Possibilidade de migrar os endereços IP nas várias localizações;

Escolhido o fornecedor, passamos à fase da adjudicação do(s) servidor(es) com posterior instalação e configuração.

Migração:

Migração efetuada pela equipa da CLML, com um levantamento inicial de todos os servidores e respetivos conteúdos, criando perfis de máquina em função dos conteúdos a alojar (web e email) e tendo em consideração as versões de software.

O processo foi efetuado sempre de forma coordenada, devidamente agendada e mantendo o cliente a par do processo. Acesso directo à equipa de sistemas por ticket, telefone e chat para resolução imediata de eventuais constrangimentos que surgissem.

 
Relação Custo vs Benefício:

A nova solução permitiu ao cliente não só renovar a infraestrutura dotando-a de maior performance e flexibilidade, mas ao mesmo tempo uma poupança mensal face ao fornecedor anterior.

Solução completa:

Desde a análise técnica e financeira inicial, desenho da nova solução, escolha do parceiro Datacenter, realização da migração acompanhada e finalmente na gestão e monitorização 24x7x365, a CLML presta um serviço 360 impar no mercado.

A nossa oferta de domínios e certificados SSL em regime de wholesale e com política de preços estável, permitiu também ao cliente reduzir custos nestes serviços.