Já ouviu falar de boas práticas e higiene digital? Pode não ter ouvido falar nestes termos, mas com certeza que sabe o que é.
Trata-se, apenas, dos cuidados essenciais que todos devemos ter para garantir e contribuir para uma utilização segura da internet e dos dispositivos digitais.
Isto, com especial atenção quando trabalhamos on-line e com dados sensíveis.
Abaixo deixamos algumas dicas essenciais para poder aferir se está ou não a assumir boas práticas e higiene digital no seu dia-a-dia:
- Faz cópias de segurança (backups), contra o risco de perda acidental? (acontece mais do que pensamos)
- Protege os sistemas contra software malicioso? (vírus, malware, phishing, ransomware, adware, etc.);
- Restringe e controla o acesso físico aos equipamentos de trabalho?
- Guarda as passwords em softwares encriptados para o efeito?
- Garante a composição de passwords de segurança forte? (maiúsculas, minúsculas, números, símbolos);
- Utiliza ligações seguras por VPN e não utiliza redes abertas, quando acede remotamente à infraestrutura?
- Não partilha, mas antes mantém bem protegidas as passwords e os códigos de acesso a instalações e sistemas?
- Jamais partilha, nem concede, acesso a terceiros ao seu e-mail, principalmente o que usa para trabalhar?
- Raramente escreve passwords e afins em suporte papel ou outro de fácil acesso a terceiros. Se o fizer trata de o destruir imediatamente após este ter cumprido o seu propósito?
- Protege os seus ficheiros de trabalho que possam conter dados pessoais e/ou confidenciais com password para consulta e edição, quando aplicável, de forma a inibir o acesso a sujeitos não autorizados?
- Nunca instalou, nem considera a hipótese de instalar software não autorizado em qualquer computador ou outro dispositivo que utilize no âmbito da atividade profissional?
- Não abre mensagens de email com origem desconhecida ou com anexos que incluam ficheiros executáveis, salvo se tiverem origem fidedigna e se não indiciarem ser phishing ou malware?
- Verifica sempre os endereços dos destinatários e não siga as ligações de links de emails suspeitos.
- Está ciente de que sabe usar o email de forma prudente e ponderada e conhece os riscos? Envia informações críticas ou sensíveis, sempre que possível, em formato encriptado, ou de forma repartida por mais que um meio de contacto?
- Comunicar assuntos contendo dados pessoais referentes a matérias profissionais, nem enviar informação da organização por emails que não sejam institucionais;
Se a sua resposta foi não a mais do que, pelo menos, três das perguntas acima, está na hora de mudar!
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