Boas Práticas e Higiene digital

Já ouviu falar de boas práticas e higiene digital? Pode não ter ouvido falar nestes termos, mas com certeza que sabe o que é.

Trata-se, apenas, dos cuidados essenciais que todos devemos ter para garantir e contribuir para uma utilização segura da internet e dos dispositivos digitais.

Isto, com especial atenção quando trabalhamos on-line e com dados sensíveis.

Abaixo deixamos algumas dicas essenciais para poder aferir se está ou não a assumir boas práticas e higiene digital no seu dia-a-dia:

  1. Faz cópias de segurança (backups), contra o risco de perda acidental? (acontece mais do que pensamos)
  2. Protege os sistemas contra software malicioso? (vírus, malware, phishing, ransomware, adware, etc.);
  3. Restringe e controla o acesso físico aos equipamentos de trabalho?
  4. Guarda as passwords em softwares encriptados para o efeito?
  5. Garante a composição de passwords de segurança forte? (maiúsculas, minúsculas, números, símbolos);
  6. Utiliza ligações seguras por VPN e não utiliza redes abertas, quando acede remotamente à infraestrutura?
  7. Não partilha, mas antes mantém bem protegidas as passwords e os códigos de acesso a instalações e sistemas?
  8. Jamais partilha, nem concede, acesso a terceiros ao seu e-mail, principalmente o que usa para trabalhar?
  9. Raramente escreve passwords e afins em suporte papel ou outro de fácil acesso a terceiros. Se o fizer trata de o destruir imediatamente após este ter cumprido o seu propósito?
  10. Protege os seus ficheiros de trabalho que possam conter dados pessoais e/ou confidenciais com password para consulta e edição, quando aplicável, de forma a inibir o acesso a sujeitos não autorizados?
  11. Nunca instalou, nem considera a hipótese de instalar software não autorizado em qualquer computador ou outro dispositivo que utilize no âmbito da atividade profissional?
  12. Não abre mensagens de email com origem desconhecida ou com anexos que incluam ficheiros executáveis, salvo se tiverem origem fidedigna e se não indiciarem ser phishing ou malware?
  13. Verifica sempre os endereços dos destinatários e não siga as ligações de links de emails suspeitos.
  14. Está ciente de que sabe usar o email de forma prudente e ponderada e conhece os riscos? Envia informações críticas ou sensíveis, sempre que possível, em formato encriptado, ou de forma repartida por mais que um meio de contacto?
  15. Comunicar assuntos contendo dados pessoais referentes a matérias profissionais, nem enviar informação da organização por emails que não sejam institucionais;

Se a sua resposta foi não a mais do que, pelo menos, três das perguntas acima, está na hora de mudar!

Na CLML podemos ajudá-lo a implementar as ferramentas necessárias, criar procedimentos para o auxiliar e até apoiar a formação de hábitos e comportamento. Conte connosco, o nosso sucesso é o sucesso do seu negócio!

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